PRF apreende carga de madeira com documentação falsa

Imperatriz/MA

o carregamento saiu do Pará e tinha como destino o Estado do Piauí. O condutor foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal e a carga apreendida está a disposição do IBAMA

No dia 02 de abril do ano de 2019, por volta das 23h15min, uma equipe PRF da Unidade Operacional de Imperatriz, no km 260 da BR 010, prendeu em flagrante delito o condutor de um caminhão VW/18.310 Titan, cor branca, por uso de documento falso. Conforme apurado, ele teria apresentado Nota Fiscal e Guia Florestal não constantes dos sistemas de verificação dos órgãos competentes, a saber, Portais “Nota Fiscal Eletrônica” e “Sisflora”. Tornando-as assim, suspeitas de serem falsificadas. Um outro ocupante do veículo também foi qualificado como AUTOR por Transportar madeira, conforme apurado sem guia florestal válida para a madeira transportada.

O caminhão ficou apreendido no pátio da PRF para posterior entrega ao IBAMA e Polícia Federal. No decorrer das atividades policiais, procedeu-se a seguinte apreensão: 23.13m³ de madeiras diversas. Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Uso de documento falso e Transportar madeira ou outro produto florestal sem licença válida.

O passageiro foi arrolado porque portava os referidos documentos com suspeita de serem falsificados, devendo sua participação nos fatos ser apurada por autoridade competente.

Observações: Foi realizada medição da carga pelo método geométrico, ao qual foi aplicado fator de redução (0,70) considerando os espaços vazios decorrentes da arrumação, chegando-se ao volume considerado de 23,13 m3. Como a madeira estava sem guia florestal válida, incorreram no crime ambiental descrito no Parágrafo Único do Art. 46, da Lei no 9.605/98 e ainda possível infração administrativa ambiental pelo IBAMA. Veículo e carga permanecerão retidos na UOP PRF de Imperatriz/MA até vistoria e destinação pelo IBAMA E POLÍCIA FEDERAL.

Fonte: PRF

Categoria: Maranhão, Policial