Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Denúncias de compra de votos e outros crimes eleitorais em João Lisboa

 

_Crimes eleitorais cometidos na campanha e durante o pleito poderão ter mudado o resultado da eleição._

A eleição para prefeito na cidade de João Lisboa pode ainda não ter um resultado definitivo. Várias denuncias estão sendo feitas de contra coligação _“João Lisboa não pode parar”_, do candidato Vilson Soares, PDT, de captação ilícita de sufrágio ou compra votos, além de outros crimes eleitorais.

As denúncias e até mesmos flagrantes , já são de conhecimento da Promotoria Pública Eleitoral e, segundo o _Promotor Fábio Henrique Mendes_, tudo está sendo apurado e dentro dos prazos regimentais serão divulgados os resultados dessas apurações com a consequente tomada de providências amparadas pela legislação.

Um desses casos, gravíssimos, foi flagrado pela própria polícia e se encontra registrado na delegacia local. Consta, segundo ROP 1203 da ocorrência feita pela Polícia Militar do Maranhão, guarnição de João Lisboa, sob o comando do Cabo PM Stênio, que a polícia foi informada via celular que pessoas estavam praticando crime de compra de votos pela cidade, com maior número de denúncias no bairro Norte Sul, então os mesmos em ronda nesses locais avistaram duas motocicletas com atitudes suspeitas e logo que avistaram a viatura empreenderam fuga havendo perseguição até que os suspeitos adentraram a uma chácara para se esconder, porém foram localizados escondidos atrás de um pé de manga. Com um dos conduzidos, foi encontrado uma grande quantidade de dinheiro e material de campanha, tais como santinhos e a chamada “cola” que geralmente o eleitor menos alfabetizado leva para a cabine eleitoral. O mesmo foi conduzido ate o plantão central onde foi autuado em flagrante.

A captação ilícita de sufrágio ou popular compra de votos, ainda se mostra como uma prática bastante comum na realização do pleito eleitoral como uma maneira de obter êxito pelos candidatos, no entanto está prática macula a vontade do eleitor, e, além disso, vai de encontro com determinados princípios norteadores do direito eleitoral, prejudicando diretamente a lisura, a moralidade e a isonomia na realização do sufrágio universal.

As coligações que se dizem prejudicadas com o resultado do pleito, em destaque a do Dr. Fábio Holanda, prometem entrar com ações questionando o resultado do pleito. Conforme adiantamos no início do texto, o Promotor Fábio Henrique garantiu que vai cumprir sua missão institucional de apurar minuciosamente todas as denuncias. (Josué Moura)

Ocorrência

*14° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR*
*CMD CPI: CEL MARKUS*
*CMD CPAI/III: CEL ANDRADE*
*CMD BPM: MAJ CLAUDINEI*
*SUB CMD: MAJ REMY*
*CMD DPM: SGT OSVALDINO*
*CPU: SGT JOBSON*

*ROP:* 1203
*Cód:* 247

*GUARNIÇÃO DE JOÃO LISBOA*
CB STENIO
SD FRANSUEL

 

*VTR 19-247 de João Lisboa-MA*

*OCORRÊNCIA:* COMUNICAÇÃO DE CRIME ELEITORAL

*DATA:* 15/11/2020

*HORA:* 03:50

*LOCAL:* RUA D, BAIRRO NORTE SUL, JOÃO LISBOA.

*Vitima:*

*Acusado* Samuel dos Santos Bezerra

*TESTEMUNHA*

*MATERIAL APREENDIDO* Propaganda politica impressa(Santinhos) PDT 12 e 12555, Quantia 2908,00$ reais.,
1 porta cedula.
1 celular.
1 capacete rosa.
1 chave da motocicleta.

*HISTÓRICO*

Fomos informados via celular que estaria havendo uma quantidade de pessoas praticando crime de comprade votos pela cidade, com maior numeros de denúncias no bairro Norte Sul, quando avistamos 2 motocicleta com atitudes suspeitas; onde os mesmos empreenderam fuga sendo necessário um acompanhamento tarde para interceptar os, QUE os suspeitos adentraram uma chacara para se esconder da GU quando foram localizados escondidos atrás de um pé de manga, com o conduzido foi encontrado uma grande quantia em dinheiro e uma grande quantidade de santinhos. O mesmo foi conduzido ate o plantão central para devidas providências.

*DPM DE JOÃO LISBOA*

Categoria: Maranhão